InícioO que fazerIGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, mais conhecida como “Igrejinha de pedra” se destaca pela sua beleza, as dimensões de capela e a delicadeza nos detalhes a torna única. Pode ser considerada um símbolo do município e um atrativo de visitantes. Ponto de parada para turistas, sinônimo de tranquilidade para os moradores e até mesmo ponto de apoio para os ciclistas que se refrescam com a água da pia de pedra sabão ao lado da igreja.

A beleza que é vista hoje não foi sempre assim… Durante um período de reforma da igrejinha, percebeu-se que por baixo do reboco, ela era construída com um tipo de pedra comum na região (cantaria. Desta forma, o pároco da época, Padre Francisco Lustosa, ordenou que todo o revestimento fosse removido, a partir de então a igreja exibe a originalidade de suas paredes com pedras aparentes. Segundo a xavierense Cida Chaves, a remoção do revestimento se deu 1973, ela relata que existiam pinturas decorativas nas paredes internas. Apesar de o acabamento ter sido removido, as paredes de pedra expressam um cuidadoso trabalho e todo o método construtivo da igreja, de efeito surpreendente.

Histórico do Bem Cultural

Não existem registros sobre a história da “Igrejinha do Rosário”. Data de construção e nome de seus construtores são desconhecidos. De acordo com Cida Chaves “existe na Igrejinha do Rosário uma pedra datada de 1717. A capela pertencia à Fazenda do Mosquito que, como era costume no Brasil, possuía, na sua intimidade, uma outra capela para devoção das pessoas e escravos da casa”. Deve-se registrar que a Fazenda do Mosquito foi uma das três fazendas cujas terras foram divididas entre parentes do Coronel Xavier Chaves, o que deu origem à cidade.

A devoção inicial da Igreja era à Nossa Senhora da Conceição, com a construção da Igreja Matriz especificamente para devoção à padroeira da cidade, foi decidido que a Igreja de pedra seria dedicada à Nossa Senhora do Rosário.

 

ACESSO RÁPIDO

Pular para o conteúdo