InícioO que fazerTRILHA DO CARTEIRO

TRILHA DO CARTEIRO

A Trilha do Carteiro é um caminho para pedestres e cavaleiros que fazia a ligação das povoações a norte da Serra de São José com a antiga vila de São José Del Rei, atual Tiradentes.

A Serra São José, por ser uma grande barreira natural e de grande extensão linear e também foco de concentração de minas de ouro, era muito freqüentada por aventureiros e bandeirantes que circulavam em busca de riquezas.

Pelo seu aspecto geral foi planejada e construída com mão-de-obra escrava. Entre outras características apresenta encostas trabalhadas em pedra empilhada, pontes em pedra e passagens de madeira, o que revela a sua importância para a circulação de pessoas na época. Pela rapidez com que se desenvolveram as vilas do ouro da época, a partir de 1700, sabe-se que São João del REi e São José del Rei, por volta de 1730, já estavam bastantes desenvolvidas e eram pontos de comércio e trocas de mercadorias. Como o lado norte da Serra tinha várias fazendas para abastecimento das vilas, é provável que ela tenha sido construída neste período.

A Trilha do Carteiro atravessa a parte mais baixa do maciço da Serra de São José, a 1200 metros e altitude. Em todo o seu percurso existem várias nascentes, o que também indica conforto para o seu usuário, pois em vários pontos as pessoas e animais podem se abastecer.

O nome da trilha tem origem na pessoa ou pessoas que trabalhavam na distribuição de correspondência entre os povoamentos e arraias da região, existindo até um monumento de pedras empilhadas, chamada pela população de túmulo.

O carteiro, com sua atividade profissional, procurava caminhos mais curtos para facilitar seu trabalho. Se não cortasse a serra o percurso seria muito mais para chegar à vila de São José. Foram os carteiros os primeiros a traçar a rota e percorrê-la regularmente. Tornou-se caminho oficial e mereceu trabalhos de execução de sua infra estrutura.

Partindo da vila de São José, após um percurso plano tem-se início da Trilha do Carteiro (Via Principal), que é o caminho calçado em boa parte, contornando a primeira montanha, subindo em direção ao topo da Serra de São José. Vencido este trecho de um quilômetro chega-se ao túmulo do carteiro, personagem que dá nome à trilha, onde a superstição é que cada um que passe por ali, coloque um pedra sobre o túmulo, esta pode ser de qualquer tamanho. Esta superstição deve-se ao fato de que os mais antigos quando levavam alguém para ser enterrado no cemitério, depois de todos os rituais, e após baixar o caixão à sepultura cada um dos presentes jogava uma pá de terra, ou mesmo um pequeno torrão, tendo sua participação no dever sagrado de enterra os mortos.

Segundo o proprietário da Fazenda do Riacho e Barro Preto, Sr Ari José de Resende, a região já sofre exploração do ouro, principalmente no século XVIII, o que deve ter justificado a construção de uma passagem atravessando a serra à cidade de Tiradentes.