InícioNotíciasEquipe de Saúde da Família de Coronel Xavier Chaves será Unidade Laboratório...

Equipe de Saúde da Família de Coronel Xavier Chaves será Unidade Laboratório do Projeto Estadual Saúde em Rede

A Equipe de Saúde da Família de Coronel Xavier Chaves foi selecionada como Unidade Laboratório do Projeto Saúde em Rede, do Estado. Essa proposta é um desafio do governo de Minas para fortalecer a rede de atenção à saúde no estado de Minas Gerais. Ele surgiu como uma resposta às mudanças no perfil demográfico, na transição epidemiológica e no estilo de vida da população. Ele é realizado por meio da organização dos processos de trabalho da atenção primária e atenção ambulatorial especializada de forma integrada e orientada, para gerar valor para o cidadão e eficiência para o Sistema de Saúde.

O plano tem como objetivo desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, o projeto reúne um conjunto de ações educacionais, voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais.

A implementação do Projeto Saúde em Rede envolve um conjunto de processos formativos com 16 oficinas, que serão realizadas nas unidades laboratório, ao longo de oito meses com carga horária de quatro horas cada. Portanto, na próxima sexta-feira, dia 02 de julho de 2021, a Unidade do PSF (em frente à Igreja do Rosário), estará fechada de 12h às 16h para que os profissionais deste setor realizem a primeira oficina. Todos os trabalhadores da Equipe de Saúde da Família deverão se organizar para participar da oficina.