PATRIMÔNIO CULTURAL

POLÍTICA CULTURAL LOCAL (PCL)

 

Pareceres de Tombamentos e de Registros Municipais

 

Atualização dos Bens Inventariados 2020 (Exercício 2020)

Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Cultural de Coronel Xavier Chaves, aprovou nessa quinta-feira, dia 19 de novembro de 2020 a Listagem dos bens inventariados na Área Urbana (Área 01 – Seção A) que foram atualizados neste ano de 2020 (Exercício 2022).

01 – COMERCIAL – Rua Coronel Militão, 08
02 – RESIDÊNCIA – Largo Gonçalves Lara, 19
03 – RESIDÊNCIA –Praça Eduardo Chaves, 210
04 – RESIDÊNCIA –Rua Cônego Antônio Carlos, 32
05 – RESIDÊNCIA – Rua Coronel Militão, 49
06 – RESIDÊNCIA – Rua Padre Luiz André Gomes, 25
07 – RESIDIÊNCIA – Rua Dom Lara, 62 e 74
08 – RESIDIÊNCIA – Largo Gonçalves Lara, 35
09 – RESIDÊNCIA – Rua Coronel Militão, 91
10 – RESDIÊNCIA – Rua Dona Joana Mendonça, 182
11 – CENTRO DE SAÚDE GERALDO DE SOUZA – Rua Dona Joana Mendonça, S/N

Esta Listagem encontra-se também no mural da Prefeitura Municipal.

Bens Culturais

 

Inventário e lista de bens protegidos no município

Conforme indicado na Deliberação Normativa do CONEP 20/2018,  referentes ao Quadro II do ICMS cultural: o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Coronel Xavier Chaves torna público a Divulgação do Inventário e lista de bens protegidos no município.

Baixar Relatório

 

Conselho Municipal do Patrimônio Cultural

 


2019

 


2018

 


2017

 


2016

 


2015

 


2014

 


OUTRAS

 

SECERETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

O Serviço Municipal de Cultura, tem como objetivo principal desenvolver a política de proteção e preservação do patrimônio cultural do município. È assessorado pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Coronel Xavier Chaves, nas questões específicas relativas ao patrimônio.

O Setor de Turísmo tem como objetivo principal desenvolver a atividade turística no município. Para isso conta com o apoio do Conselho Municipal de Turismo de Cel. Xavier Chaves. O Município faz parte da Agência de Desenvolvimento Turístico Trilha dos Inconfidentes, na condição de sócio-contribuinte e também mantém vínculo com o Instituto Estrada Real. Resulta dessas parcerias, além da divulgação, o esforço para a formação e capacitação de agentes para a atividade turística.

Destaca-se como atrativos turísticos a Igreja de N. S. do Rosário ( toda em Pedra) e o Engenho Boa Vista (Cachaça Século XVIII), a Trilha do Carteiro na Serra de São José, todos construções do século XVIII e a centenária árvore de Jequitibá cujo acesso se dá pela famosa Cava Amarela que é também outro atrativo turístico.