SECRETÁRIA: Joelma Conceição Resende
ATUALIZAÇÃO DOS BENS INVENTARIADOS 2022
Atualização dos Bens Inventariados 2022 (Exercício 2024)
Foi apresentado o trabalho do Quadro 2A – IPAC do Exercício 2024 para apreciação de todos os conselheiros, ficando aprovadas a atualização das seguintes fichas de inventário:
1 – Associação Bem Viver;
2 – Residência – Rua Major Mendonça, nº 28;
3 – Residência – Rua Padre Reis, nº 37;
4 – Residência – Rua Padre Reis, nº 54;
5 – Bancada de Trabalho;
6 – Carnaval Carnaxachaça;
7 – Coral São Francisco;
8 – Festa de Nossa Senhora da Conceição;
Destacando-se que a proteção legal proposta para as fichas “Bancada de Trabalho” e “Coral São Francisco” foi alterada para “registro documental”. Também ficou decidido que a divulgação dos bens inventariados será realizada através da publicação da lista de bens protegidos até o ano 2022 no site e nas redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal de Coronel Xavier Chaves.
Bens Culturais
CADASTRAMENTO DA CULTURA
CHAMADA PÚBLICA LEI ALDIR BLANC
PRESTAÇÃO DE CONTAS LEI ALDIR BLANC
EVENTOS
II Seminário de Patrimônio Cultural Trilha dos Inconfidentes
No dia 17 de setembro de 2021, o município de Coronel Xavier Chaves foi palco para a realização do II Seminário de Patrimônio Cultural do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, cujo tema principal foi “Educação Patrimonial”
O Evento iniciou às 8 horas, contando com a participação de secretários, diretores, conselheiros dos municípios que compõem o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e consultorias de Patrimônio Cultural.
No período da manhã foram responsáveis pelos trabalhos:
• Ulisses Passareli: Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, que explanou sobre “Experiência e oportunidades em difusão cultural e educação patrimonial”.
• Leda Bárbara Soares: Sustentare Consultoria, fez uma linda apresentação sobre: O lugar que eu vivo: Mobgrafia e Patrimônio Cultural – possibilidades e desafios do uso de celulares na educação patrimonial.
• Bruna Caldas, Rogério Stocker e Simone Batista: RM Cultural Consultoria, que encerraram a parte da manhã falando sobre “A Importância da educação patrimonial para a preservação dos bens protegidos no município.
No período da tarde os trabalhos foram coordenados por Luzinete Assis de Jesus e Breno Fonseca do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) que falaram sobre Difusão e educação para o Patrimônio Cultural, momento de esclarecimento de dúvidas e considerações finais.
Momentos de aprendizados, onde todos participantes puderam trocar informações e tirar dúvidas.
No encerramento tivemos a apresentação cultural com o Coral “Voz da Lua” de Coronel Xavier Chaves.
Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer