InícioNotíciasGAZETA DE SÃO JOÃO DEL REI: Educação patrimonial será tema de jornada

GAZETA DE SÃO JOÃO DEL REI: Educação patrimonial será tema de jornada

Esculturas em pedra ocupando diferentes espaços; a Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário, feita em granitina, possivelmente no início do século XVIII; um alambique com mais de dois séculos ainda em funcionamento; artesanato; grupos culturais. Coronel Xavier Chaves, a pouco mais de 16km de São João del-Rei, tem tesouros materiais e imateriais de sobra para preservar.

Igreja de pedra de Coronel Xavier Chaves é um dos patrimônios materiais do município – Foto: Site Prefeitura de Coronel Xavier Chaves / Divulgação

E é em nome deles que a Prefeitura local promove a 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, numa parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e a Secretaria de Estado de Cultura.

O evento é totalmente gratuito e, ao longo da próxima terça-feira, 15 de agosto, terá agenda com exposições de registros históricos, seminários e grupos artísticos tradicionais.

Agenda
De acordo com o supervisor municipal de Cultura e Turismo em Coronel Xavier Chaves, Eugênio Santos, a ideia da iniciativa é fortalecer a Educação Patrimonial, engrandecer a autoestima da comunidade local e, claro, criar um espaço de convivência e interação.

Tudo isso através de entretenimento e troca de conhecimentos. “Mesmo sendo um município pequeno, Coronel não se esgota em possibilidades e descobertas. Para os moradores, fazerem parte disso ao mesmo tempo em que são incentivados a cuidar do patrimônio é uma forma de mostrar que fazem parte de uma história grandiosa e que ela poderá ser mostrada a outras gerações”, diz Santos.

Ainda segundo ele, todos os objetivos são cumpridos a cada edição da Jornada. “Difícil saber ao certo quantas pessoas participam dela, mas é crescente o envolvimento da população e o interesse de turistas ou grupos externos em compor nosso cronograma”, diz.

Neste ano, aliás, ele começa às 15h com exposição de livros, documentos de bens tombados, inventários e registros. Logo depois, às 16h, haverá o seminário “Vamos cuidar do nosso Patrimônio Cultural”. Um pouco mais tarde, às 18h30, haverá uma sequência de apresentações musicais com corais e bandas antecedendo, ainda, a passagem de grupos folclóricos destacando quadrilhas, folias, cantigas e rodas de viola.

Todas as atividades acontecem no Salão do Centro Social, que fica à Rua Padre Reis, no Centro. Outras informações podem ser obtidas no (0**32) 3357-1235.

FONTE: http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/site/2017/08/educacao-patrimonial-sera-tema-de-jornada/