SECRETARIA DE SAÚDE

PSF (Programa de Saúde da Família)

 

Unidade Básica de Saúde Geraldo Sousa

Serviços de consultas ambulatoriais na área de pediatria, clínica geral e ginecologia; curativos; injeções; nebulizações; testes do pezinho; eletrocardiograma e pequenas cirurgias.
 .
 .

Parceriais

Cisver, Escolas Municipal E Estadual, Emater, Pastoral Da Criança, Centro Ambiental e com a Rádio São Francisco Fm.

 

Projeto Bem-Viver

Consiste na saúde mental do munícipio. Com atendimento psicológico, neurológico e psiquiatrico. Contando com serviços de relaxamentos e visitas domiciliares.


clique aqui e confira o slide sobre Reflexões Sobre Saúde Mental

 

Serviço de Odontologia

O serviço odontológico municipal , presente ä dezenove anos , vem contribuindo para a redução no índice de doenças bucais na população. Neste período, nos escolares do município foi observado o declínio em cerca de 90,25% de incidência de cárie. Para demonstrar a magnitude deste feito, pode-se citar como exemplo a faixa etária dos doze anos. Faixa etária esta adotada pela OMS ( Organização Mundial de Saúde ) para a divulgação de índices a serem referenciados para programas de saúde bucal em todo o mundo. Nesta faixa etária, em 1989, os escolares obtiveram o índice de 8,59 dentes comprometidos por cárie e em 2008 este índice é de 0,84. Em igual proporção de redução, as demais faixas tem sido contempladas , comprovando que ações de prevenção , orientação e técnicas de higienização, associadas a um tratamento curativo eficiente trazem melhorias significativas na qualidade de saúde bucal.

Comprovando este fato, a OMS através de seus dados e estudos coloca para a população mundial, que para o ano de 2010 os países que possuam programas de saúde bucal em andamento, obtenham como índice de efetividade destes o índice de 01 (um) dente comprometido pôr indivíduo na faixa etária dos doze anos. E para tranqüilidade da população Xavierense este índice foi alcançado com sete anos de antecedência , no ano de 2003.

Utilizados como meios para se conseguir tal objetivo , pode-se citar a fluoretaçãoo das águas de abastecimento urbano ( ocorrido em 1993 ), fluoretação dos cremes dentais produzidos pela indústria nacional e consumidos pela população, envolvimento dos diversos setores da comunidade – administração pública, educação, saúde (destacando-se a interatividade entre as sub-áreas da saúde, entre elas o PSF).

É importante mencionar também a realização da “Semana da Prevenção Bucal” , evento anual onde várias atividades educativo-preventivas são levadas até a população , servindo de incremento para o combate às doenças bucais.