SOCIEDADE RURAL

APLEI


“O Município de Coronel Xavier Chaves, com 50% da população vivendo na zona rural, tem como sua principal atividade a pecuária leiteira. Essa condição, historicamente, vinha sendo danosa e cruel na relação comercial com os donos de laticínios da região, cujo o argumento para que fosse pago sempre menor preço pelo nosso produto estava rigorosamente baseado na pequena quantidade entregue pelo produtor, individualmente. Embora cômoda para o comprador, essa situação vinha criando dificuldades cada vez maiores no equilíbrio entre a receita e a despesa, provocando com isso, desestímulo e angústia naqueles produtores que aprenderam a ter paixão pela rotina com o gado de leite.


Com a criação da Associação, a partir de julho de 2001, passou a acontecer, em princípio, uma radical mudança de comportamento por parte dos compradores, pois se tornou possível sentarmos à mesa para negociarmos o preço e contrato para o leite. Tendo-se, também, verificado um ganho que varia de cinco a seis centavos por litro, em função do volume negociado.


Devemos lembrar que em 21 meses de nossa existência, como entidade, atingimos, em fevereiro de 2003, o valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) com a vendas de leite, acompanhada de documento fiscal, gerando também para o município significativa receita de ICMS.


Finalmente, estamos conscientes de que com essa nova maneira de conduzirmos nossa atividade da porteira para fora, teremos a oportunidade de continuarmos com nossas raízes fincadas onde sempre estiveram nossos avós e nossos pais”


por Antônio Nunes Silva


CMDRS


O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS criado pela lei Municipal nº 609/02 de 04 de outubro de 2002, órgão consultivo deliberativo da política de desenvolvimento rural do Município de Coronel Xavier Chaves, reger-se á por regimento Interno e pelas normas aplicáveis. A partir de 01 de Junho de 2011 a Lei nº 951 dispõe sobre reformulação do conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável- CMDRS de Coronel Xavier Chaves e dá outras providências.


Fica o poder Executivo Municipal autorizado a reformular o conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável- CMDRS , órgão gestor do desenvolvimento rural sustentável do Municipal de coronel Xavier Chaves que terá função consultiva e deliberativa, segundo o contexto de cada política pública ou programa de desenvolvimento rural em implementação.