InícioPublicações 2019Outras Publicações 2019VISITA A VITAL ENGENHARIA AMBIENTAL, EM JUIZ DE FORA

VISITA A VITAL ENGENHARIA AMBIENTAL, EM JUIZ DE FORA

Alunos do terceiro ano da Escola Estadual Coronel Xavier Chaves, trabalhadores da Usina de Triagem e Compostagem, o Prefeito Municipal e a Secretária de Meio Ambiente de Coronel Xavier Chaves visitaram a Vital Engenharia Ambiental, em Juiz de Fora. O propósito da visita foi conhecer o local para o qual a cidade encaminha o rejeito e adquirir conhecimento sobre o destino final do lixo que não pode ser reciclado.

A visita foi capaz de despertar nos alunos uma ampliação da consciência ambiental, uma vez que puderam ver de perto que ao separar corretamente o lixo domiciliar, a quantidade de rejeito destinada ao aterro sanitário diminui.

O palestrante Pedro Henrique da Costa Pereira Brum, Técnico em Meio Ambiente, apresentou o funcionamento da empresa. Ela recebe exclusivamente lixo domiciliar e tem um grande cuidado quanto ao tratamento do lixo, desde a preparação do local antes de começar o aterro, por meio de uma compactação da terra e a utilização de uma manta protetora para que não haja a contaminação do solo e do lençol freático.

A empresa também se preocupa com a sustentabilidade e o meio ambiente. Dessa forma, no início de cada fase do aterro são instalados drenos para captação de chorume, que é transformado em água reutilizada na lavagem dos veículos da empresa e irrigação de estradas. A empresa conta ainda com um serviço da termoelétrica ENC ENERGY, que produz energia elétrica a partir do gás metano produzido pelo lixo podendo gerar energia para uma cidade de até 40 mil habitantes. Além disso, a empresa desenvolve um trabalho de plantio de mudas em estufas e zela pela fauna e flora do aterro, com o auxílio de biólogos.