InícioNotíciasProjeto Consciência Ambiental seleciona quatro novos alunos

Projeto Consciência Ambiental seleciona quatro novos alunos

O projeto “Consciência Ambiental” foi criado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Escola Estadual Coronel Xavier Chaves (EECXC) no ano de 2019, com o propósito de ingressar jovens no início da formação profissional nas questões ambientais do município.

O objetivo do Projeto é que jovens com potencial e ideias inovadoras possam contribuir para a conservação, proteção, preservação do meio ambiente, além da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, no intuito de formar uma população preocupada com a situação ambiental do município através de iniciativas de educação e sensibilização.

Para o desenvolvimento do Projeto, são selecionados anualmente 4 (quatro) alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio, por meio de uma prova envolvendo conteúdos de ecologia, ciências ambientais e redação. A prova de seleção leva em consideração conhecimentos específicos e principalmente a capacidade de interpretação, argumentos, embasamento teórico e persuasão do candidato, de forma que sejam selecionados alunos com senso crítico que de fato poderão oferecer ideias eficazes.

O Edital do Processo de seleção, inscrições e provas são realizados exclusivamente pela Escola Estadual e professor orientador, onde a prefeitura em momento algum interfere nas etapas, dando total autonomia à escola a realização do mesmo.

Neste ano, devido a pandemia do Coronavírus, a prova de seleção dos alunos que irão atuar no Projeto em 2021 ocorreu remotamente e foi realizada no dia 30 de novembro.