InícioNotíciasFolia de Reis celebra 4 anos como Patrimônio Cultural

Folia de Reis celebra 4 anos como Patrimônio Cultural

Nesta quarta-feira, dia 06 de janeiro de 2021, a Folia de Reis de Coronel Xavier Chaves visitou o presépio da cidade e a Igreja do Rosário. Devido à pandemia, neste ano não houve aglomeração de espectadores durante o encontro, mas com todos os cuidados necessários, os foliões não deixaram de celebrar o Dia de Reis com música e dança.

O dia 06 de janeiro tem grande importância para a cultura, pois nessa data comemora-se o reconhecimento das Folias como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, que foi estabelecido nesta data em 2017. A folia é uma das práticas culturais mais antigas difundidas no estado, também conhecida como companhia, é formada a partir de um grupo devoto de algum santo como os Reis Magos ou São Sebastião.

As folias são estruturadas por cantadores e tocadores, algumas vezes também apresentam personagens como palhaços, reis e bastiões. Os instrumentos que conduzem os cantos são viola, cavaquinho, violão, pandeiro, caixa e sanfona. Um dos principais elementos simbólicos é a bandeira com a imagem das divindades.

#prefeituracxc#coronelxavierchaves#cultura

ACESSO RÁPIDO

Pular para o conteúdo