InícioNotíciasCoronel Xavier Chaves regredirá para a onda roxa do Plano Minas Consciente

Coronel Xavier Chaves regredirá para a onda roxa do Plano Minas Consciente

Segundo a decisão do Comitê Estadual Extraordinário Covid-19, a Macrorregião Centro-Sul, a qual inclui o Município de Coronel Xavier Chaves, irá regredir para onda roxa do Programa Minas Consciente. A determinação valerá a partir do próximo sábado, dia 13 de março de 2021.

A onda roxa determina medidas restritivas para conter a evolução do contágio por coronavírus. Essas regras são impostas pelo estado às prefeituras que estão próximas a uma crise no sistema de saúde. Os municípios devem adotar as mesmas regras ou aderir outras ainda mais restritivas complementando as do Estado, não sendo permitido às prefeituras estabelecer regras mais flexíveis que as impostas pelo Minas Consciente. Será permitido somente o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas ficará limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.

Critérios impostos pelo Minas Consciente na onda roxa:

– Funcionamento apenas de serviços essenciais;

– A circulação de pessoas deve ocorrer apenas em situações relacionadas às atividades essenciais;

– Toque de recolher entre 20h e 5h;

– Proibição de circulação de pessoas sem máscara em qualquer espaço público ou de uso coletivo (ainda que privado);

– Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas e realização de exames médico-hospitalares;

– Proibição de eventos públicos e privados;

– Proibição de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não residem na mesma casa.

São considerados serviços essenciais:

– Setor de alimentos (Bares e restaurantes poderão realizar apenas delivery – retiradas no estabelecimento não serão autorizadas);

– Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias etc.);

– Bancos;

– Transporte Público (deslocamento para atividades essenciais);

– Energia, Gás, Petróleo, Combustíveis e derivados;

– Manutenção de equipamentos e veículos;

– Construção civil;

– Indústrias (apenas da cadeia de atividades essenciais);

– Lavanderias;

– Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;

– Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.)

Os leitos de UTI para tratamento da Covid-19 para os habitantes de São João Del Rei e região se encontram totalmente ocupados, demonstrando o colapso de saúde que a região enfrenta. Portanto, siga cautelosamente todas as regras impostas para este período para que o vírus não continue circulando.