InícioNotíciasCoronel Xavier Chaves permanece em médio risco para infestação do Aedes Aegypti

Coronel Xavier Chaves permanece em médio risco para infestação do Aedes Aegypti

O setor de epidemiologia de Coronel Xavier Chaves realizou no mês de março, o segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIA) de 2021. A pesquisa baseia-se em realizar métodos de amostragem e mapeamento de índices de infestação e tipos de criadouros do Aedes Aegypti nas áreas urbanas. A inspeção para coleta das amostras foi realizada em 355 imóveis da cidade dos dias 08 a 12 de março. Este número corresponde a 33% dos imóveis visitados durante o programa de mapeamento.

O resultado apontou que o município permanece na escala de médio risco de infestação do mosquito. Durante os trabalhos de campo foram coletadas 31 amostras de larvas e encaminhadas para análise no laboratório da Gerência Regional de Saúde em São João Del Rei. Entre elas foram detectadas 7 amostras positivas para o Aedes Aegypti, e 2 amostra positiva para o Aedes Albopictus. Das amostras positivas para o Aedes Aegypti, 1 foi encontrada no centro, 2 no Bairro Nossa Senhora da Conceição, 3 na Vila Fátima e 1 na Vila Mendes.

O setor de epidemiologia faz um apelo à população para que redobre os cuidados com a água parada nos quintais, uma vez que os pequenos depósitos móveis são de fácil remoção. São com esses pequenos atos que pode-se acabar com o ciclo de reprodução do Aedes Aegypti. Faça a sua parte, tire 10 minutos do seu dia para verificar o seu quintal!

ACESSO RÁPIDO

Pular para o conteúdo