InícioNotíciasCastração Solidária em Coronel Xavier Chaves beneficia 157 animais

Castração Solidária em Coronel Xavier Chaves beneficia 157 animais

A Prefeitura Municipal de Coronel Xavier Chaves realizou ontem, dia 27 de maio de 2021 a 3ª edição do Programa Regional de Castração – Procastra. Foram castrados 157 animais entre cães e gatos de rua, adotados e domésticos em geral. O evento foi realizado por meio do Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes – Cigedas. As castrações foram feitas pela equipe da Unidade Móvel Veterinária de Sorocaba, que proporcionou toda a estrutura necessária para que as cirurgias fossem feitas.

Este trabalho em prol da saúde dos animais da cidade foi possível graças à parceria entre as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente. A castração de gatos e cachorros proporcionam diversos benefícios a eles como: aumento da longevidade, redução do risco de câncer, redução de fugas, da agressividade e da demarcação, além de diminuir a superpopulação.

Os interessados em castrar seus animais nas próximas edições do programa deverão procurar o setor de epidemiologia na Secretaria Municipal de Saúde para fazer a ficha de cadastro.