InícioNotíciasAlunos do Projeto Consciência Ambiental apresentam o relatório final de estágio

Alunos do Projeto Consciência Ambiental apresentam o relatório final de estágio

Os alunos participantes do Projeto Consciência Ambiental, Lucas Beraldo e Maria Clara Xavier, apresentaram o relatório final de estágio na última semana. Durante o semestre em que eles estiveram presentes na prefeitura eles desenvolveram diversas atividades como:

– Produção de mudas nativas para uso na jardinagem do município na estufa localizada na Usina de Triagem e Compostagem e Centro de Referência em Educação Ambiental José Bento de Castro.

– Participação no IV Bota Fora do Lixo: ação em que foram recolhidos materiais propícios à propagação do mosquito da dengue.

– Campanha Adote uma Caneca: Proposta de redução do uso de copos descartáveis, substituindo-os por canecas ou garrafas reutilizáveis para reduzir o impacto ambiental.

– Instalação de placas de conscientização ambiental na Trilha do Jequitibá. Utilizando madeiras descartadas na Usina, os alunos produziram placas com frases que despertem a sensibilização sobre o meio ambiente àqueles que passam pela trilha.

– Projeto de reflorestamento das margens do Rio do Mosquito e Rio Carandaí, com o uso de espécies nativas. Por se tratar de um projeto de longo prazo, já que demanda a autorização dos proprietários de terrenos, inicialmente as mudas foram plantadas na área pertencente à prefeitura e futuramente abrangerá todo o percurso dos rios.

– Semana do Meio Ambiente: Na primeira semana de junho foram feitas publicações nas redes sociais relacionadas ao projeto, com o intuito de despertar a consciência ambiental da população.

– Dia E: Esta ação ainda irá acontecer, mas está prevista para o segundo semestre de 2021. Em parceria com a empresa E-Ambiental, neste dia serão recolhidos todos os lixos eletrônicos da zona urbana e rural do município para que recebam o destino adequado. A data será divulgada nos canais de informação da prefeitura.

A convivência diária dos estagiários junto aos servidores municipais, lhes mostrou os desafios diários que a prefeitura encontra e consequentemente despertou um olhar dos jovens sobre os problemas ambientais do município.

O projeto, que foi criado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Escola Estadual Coronel Xavier Chaves, já recebeu 5 duplas de alunos do 3º ano do ensino médio e receberá os próximos estagiários no segundo semestre, para que deem continuidade nas ações realizadas e desenvolvam novas propostas.